segunda-feira, 29 de abril de 2013

Trilhos do Almourol 4.ª Edição - 2013

Realizou-se no passado dia 7 de Abril a 4.ª edição dos Trilhos do Almourol. Mais uma vez o Clube Millenniumbcp esteve presente. Os trilhos do Almourol, são constituídos por 3 provas. A Maratona-Trail na distância de 42,5 km. O Trail na distância de 25 km. A caminhada na distância de 14 km.
Vou (Jorge Lanzinha) fazer o relato da prova que realizei a Maratona-Trail e já a corri tantas vezes quantas as edições.
Chegámos ao pavilhão do Entroncamento para levantar dorsais, por volta das 7.45h.. Penso que eram 2 caixotes com os sacos das lembranças só para os atletas do Clube Millenniumbcp.
Como nos anos anteriores, a saída em autocarro para a Aldeia do Mato foi efectuada às 8.45h.. Ainda se leva cerca de 30m de viagem, desde o Entrocamento até à Aldeia do Mato.
clip_image002clip_image004
Chegados à Aldeia do Mato, ainda há tempo para se beber um café e comer qualquer coisa antes de ser dada a partida,
E tirar a foto de “família”
clip_image006
Aqui só estão os Atletas que realizaram a prova da Maratona-Trail.
A partida foi dada às 10h e coincide com a partida da prova do Trail que começa em Constância.
A expectativa dos atletas era grande, pois a chuva não tem dado tréguas e previa-se que o terreno estivesse bastante pesado, como de facto se veio a comprovar, principalmente a partir do km 26 até ao fim.
Pessoalmente, para além do atás dito, acrescia o facto de ter estado parado durante algum tempo no início da época de treinos. Primeiro porque me lesionei num treino na Serra de Sintra no final do ano passado e depois, já este ano, ter “agarrado” uma gripe que fisicamente me mandou abaixo. Mesmo abaixo. Impossibilitando-me de treinar na Serra durante 5 fins de semana seguidos. Como tal a expectativa era grande, até porque era a 1.ª prova de trail que ia fazer este ano.
Dada a partida às 10h, os atletas saem pela Aldeia do Mato começando a efectuar uma descida em alcatrão, que nos vai levar aos trilhos. Nada de novo em termos de trajecto no que aos outros anos diz respeito. Rapidamente entramos numa subida em estradão (terra) e o pelotão começa a alongar. Em termos de trajecto até agora é tudo muito igual aos anos anteriores. Arriscar-me-ia a dizer que é todo igual.

clip_image008Chegamos à Barragem de Castelo do Bode com cerca de 6.5km e com 42m de prova. Como era expectável a barragem está a descarregar. 1.º posto de abastecimento. Só água.
Descida efectuada ao lado da barragem e entramos num estradão num misto de alcatrão, terra e “single tracks” junto às margens do Rio Tejo. A progressão é boa o caminho convida à “abertura da perna” mas à que refriar os ânimos. Ainda faltam muitos kms.

Chegamos ao Rio Nabão com 11.8km e 1.20h de corrida e lá está a ponte instalada pelos militares do Regimento de Engenharia de Tancos. Um verdadeiro luxo atravessar esta ponte. É claro é preciso ter alguma cautela nesta ponte, pois a mesma é de metal e convida à escorregadela, os ténis já vem um bocado escorregadios com a lama que se vai acumulando.
clip_image010clip_image012

Depois de sair da ponte, iniciamos uma subida com um grau de inclinação considerável. Começamos a descer num corta-fogo que nos leva à localidade de Matos, onde está o 2.º abastecimento. Este para além da água e coca-cola, já tem alguma coisa de sólidos. Estamos quase no Km 15 e levamos 1.45h. Inicíamos descida num misto de estradões e “single tracks”. Após o que e depois de atravessarmos um ribeiro damos início a uma forte súbida. Os terrenos por acabámos de passar já apresentam alguns charcos e lama.
clip_image014clip_image016

clip_image017clip_image018
Depois da subida efectuamos descida em trilho, para efectuarmos mais uma forte súbida num corta-fogo. Depois desta súbida, iniciamos a descida que nos irá levar até Constância, sempre em estradões, com uma progressão relativamente confortável. Neste ano e devido ao caudal dos rios Tejo e Zêzere, não fazemos o habitual estradão junto às margens do rio Tejo. Está tudo inundado e a organização teve que subir a cota do terreno. Seguimos por estrada de alcatrão tendo como pano de fundo Cosntância. Estamos com quase 22km e 2.36h de prova.
Depois de Constância, iniciamos uma subida em que já se faz notar a lama e já algus atletas a escorregar. A seguir à subida andamos em estradões, quase sempre em terrenos planos e chegamos ao 3.º abastecimento. Abastecimento com água, coca-cola, comida. Estamos cerca do km 26 e 3.09h de corrida. A partir daqui o terreno começa a ficar bastante pesado. Muita água, muita lama, muitas poças. Se no início ainda tentamos desviar para não nos molharmos, para o fim já não se liga e é mesmo pelo meio. Ainda num misto de lama, charcos de água lá passamos pela estação dos Caminhos de Ferro de Tancos e pelo Regimento de Engenharia de Tancos, para chegarmos a Almourol. Este ano não vamos ao Castelo, o caudal não o permite, como também não permite a progressão junto às margens do rio. A organização mais uma vez subiu a cota do terreno.
clip_image019clip_image020

Chegamos a Almourol. Começamos a ouvir um barulho de tambores e gritos que pareciam jovens a cantar, aprecebemo-nos depois que vamos passar num edifício em ruinas, o Convento do Loreto e lá dentro esperam-nos várias dezenas de jovens que tocam e fazem malabarismos. Quanto entusiasmo! Venho mais tarde a saber que se tratam dos MOVIRITMO, da Escola Luís de Camões em Constância.
clip_image022
Para chegarmos ao 4.º abastecimento, instalado em Tancos, fizemos uma pequena descida dentro dum túnel. O abastecimento é composto por bebidas e comida. Estamos com 3.34h e quase 29 km.
Já se faz sentir o “peso” nas pernas, pelo menos para mim. O facto de não ter ido treinar à Serra de Sintra já se faz notar.
A partir daqui efectuamos uma subida ainda dentro da localidade de Tancos, para rapidamente voltarmos aos estradões e “single tracks” e cada vez mais, mais lameiros e mais charcos de água. Vamos andar quase até ao final da prova com muita lama e muita água.
clip_image024clip_image026
Esta foi a melhor parte em termos de água, pelo menos deu para lavar os ténis e soube bem a água fria…

Lá vamos progredindo e chegamos ao rapidamente ao 2 corta-fogos. No fim do 2.º corta-fogo estamos com 34.55 km e 4.22h de prova.
clip_image028 clip_image029
Estamos a chegar quase ao último abastecimento. Este acontece no Alto da Moita, cerca dos 36 km e estamos com 4.35h de prova. Novamente líquidos e sólidos. As pernas já estão muito cansadas. Já apetece pouco correr, mas já se avista a localidade do Entroncamento. É um animo para quem como eu já vem um bocado acabado. A partir deste abastecimento é sempre a descer, com excepção de uma ou outra subida curta e quase sempre com lama com “companhia” o que torna a progressão lenta.
Antes de chegarmos à meta ainda passamos pela localidade da Atalaia, faltam cerca de 4 km para acabarmos. O final é igual à edição anterior. Andamos às curvas por terrenos adjacentes ao Entrocamento.
A meta está instalada dentro do pavilhão, também como nas edições anteriores. Lá cheguei à meta tendo como companhia toda a prova o Vitor Gomes. Acabamos os 42 km com 5.30h.
Parabéns a todos os atletas do Clube Millenniumbcp. Para além de ser o clube com maior representação e isso fez-se notar, foi também o clube com mais atletas a finalizarem as provas.