segunda-feira, 29 de abril de 2013

V Trilhos do Pastor - 2013


Prova realizada no passado dia 24 de Março, onde estiveram presentes 16 atletas do clube Millenniumbcp.
clip_image002clip_image004
Chegamos a São Mamede perto das 8h, receosos do tempo que iríamos apanhar durante a prova. O tempo estava incerto e durante a viagem encontrámos um céu carregado, se bem com algumas abertas de quando em quando.
A prova teve início às 9h da manhã, até lá fomos mantendo a emoção à flor da pele fazendo previsões e tirando opiniões de atletas mais experientes, uma vez que muitos de nós não conhecíamos o percurso e esta seria a primeira vez que a realizávamos esta prova.
A partida deu-se frente à junta de freguesia de São Mamede e lá começamos a aventura, pela estrada adjacente à partida que nos levou depois à entrada da mata. Os primeiros km’s foram percorridos em mata com um percurso pouco acidentado embora tivéssemos de ter alguma precaução devido à lama, troncos e ramos que se encontram cortados e que por vezes se confundiam com o terreno.
clip_image006clip_image008
Por volta do km 6 encontrámos uma descida íngreme e que se tornou mais acentuada devido à subida que tínhamos terminado.
Talvez por isso e porque muitas vezes queremos recuperar o tempo “gasto” nas subidas, a nossa amiga Paula Batalha colocou mal o pé e caiu, ficámos todos um pouco apreensivos com a queda mas depressa nos apercebemos que nada de muito grave se tinha passado.
clip_image010clip_image012
Com muita pena nossa a Paula não conseguiu continuar, devido ao entorse do pé esquerdo. Já cerca de 500 m antes tínhamo-nos cruzado com outro atleta que também caiu e fracturou o braço.
Lá seguimos, por um trilho sempre cheio de muitas pedras e acidentado, com muitas subidas e com descidas íngremes que mereciam toda a nossa atenção, mas o grupo mantinha-se sempre com coeso e com espírito de interajuda.

Os abastecimentos infelizmente no geral foram fracos, apenas água de 5 em 5 km, a assistência durante a prova também não foi melhor.
Excepto o último no qual fomos presenteados com marmelada, banana e laranja. Talvez para nos dar forças para o que vinha aí: uma escalada de cerca de 800 metros sempre a subir, seguida uma descida igualmente íngreme onde as cordas postas pela organização foram as nossas melhores amigas.
clip_image014clip_image016
Estávamos quase a terminar, mas as subidas continuavam sempre acompanhadas com um pouco de chuva, que mesmo assim para a previsão que tinham dado não nos fustigou grandemente.
Ao chegarmos à meta, ficámos surpresos negativamente com a organização da prova: a meta não estava identificada, não existiu acolhimento após a prova, não tivemos possibilidade de tomar banho, uma vez que a água tinha faltado, e quanto ao almoço acabamos por desistir uma vez que a fila era densa e demorada.
Valeu-nos um cafezinho acolhedor onde comemos qualquer coisa e confraternizamos com os restantes atletas do clube que tinha terminado a prova cerca de uma hora antes de nós.
Iniciaram a prova cerca de 300 atletas e terminaram 270, dentro do tempo máximo dado pela organização (5horas).

Sem comentários:

Enviar um comentário