quinta-feira, 8 de setembro de 2011

I Ultra-Trail de Sesimbra - 2011

Mais uma grande vitória para Gabi, 1.ª atleta feminina no seu escalão
Realizou-se, no dia 12 Junho de 2011, o I Ultra-Trail de Sesimbra na distância de 50 km. Em simultâneo, realizou-se também o I Mini-Trail na distância de 20 km e a caminhada na distância de 15 km.
À partida, em representação do Clube Millennium bcp, estiveram 12 atletas, 5 atletas para o Ultra-Trail e 7 atletas para o Mini-Trail, respectivamente.
Vou efectuar o relato do Ultra-Trail, pois foi a prova onde participei. A saída para o Ultra-Trail foi efectuada às 8h. Manhã com sol, boa temperatura, a antever um dia que iria ficar muito quente. Os primeiros km foram efectuados a bom ritmo, na minha opinião, para uma prova de Ultra-Trail, até foi um ritmo, digamos, algo “vivo”, e que se veio a reflectir lá mais para o final da prova.
Saída efectuada em direcção à Marina/Porto de Abrigo e subida à pedreira. Depois, subida às éolicas para iniciarmos uma série de estradões rápidos. No início destes estradões com piso duro, depois com o aproximar da praia do Meco com piso já misto de areia e piso duro.
Chegados à praia do Meco, estamos com cerca de 20 km. Aqui começa a verdadeira dureza da prova. Efectuamos cerca de 3 km na praia, em areia mole. Um verdadeiro suplício!! E, a partir daqui, até ao final da prova, foi sempre dureza, com subidas e descidas, por vezes muito técnicas, e, para “ajudar”, o calor, e que calor, que foi aumentando ao longo da prova.
A prova, depois da praia do Meco, como já disse, tornou-se bastante dura. Saídos da praia, iniciámos uns trilhos, junto às arribas/falésia, com uma paisagem fabulosa, que nos levava a um posto de abastecimento, também ele efectuado junto a uma praia (praia da Foz?). Continuação em trilhos, ainda junto às arribas/falésia, com sobe e desce constantes, até chegarmos ao farol do Cabo Espichel, onde havia um novo abastecimento. Aqui estávamos com cerca de 30 e poucos quilómetros. Um bocado antes da chegada ao farol, existe um ponto de interesse cultural, pois ao que parece, e está bem assinalado, os dinossauros deixaram por lá umas pegadas.
Se até aqui o sobe e desce, era, digamos, ultrapassado sem grandes problemas, daqui para a frente a “coisa” complicou-se e muito neste aspecto. Com descidas bastante pronunciadas e as respectivas subidas, também elas, bastante pronunciadas. Que jeito davam os bastões... O que ia “salvando” a prova era a continuação de paisagens fantásticas!!
Saída do Cabo Espichel em direcção à zona da povoação de Azóia. Parte deste trilho já o tinha feito há um par de anos atrás numa prova de aventura. Não me canso de dizer, com paisagens fabulosas. Chegados ao novo posto de abastecimento, penso que muito perto dos 40 km, iniciámos uma descida, seguida de uma subida daquelas que como já disse atrás, fizeram lembrar bastante os bastões.... Muito técnica, quer a subida quer a descida, para entrarmos numa zona um bocado menos técnica, e que depois nos leva a outra zona com outra descida bastante técnica num trilho em cascalho e fechado no que diz respeito a fauna e flora, seguido de mais uma forte subida, que iria culminar no início da subida da pedreira que tínhamos feito logo pela manhã (a parte descrita atrás e a que se vai fazer à frente, era comum ao Mini-Trail). Nesta zona, quando o atleta pensava que, “agora é ir a rolar até a Sesimbra e ao local da partida”, puro engano. Aqui, como disse, subíamos novamente à pedreira, só que em vez de flectirmos à esquerda, fizemo-lo à direita, para irmos em direcção ao castelo. Novo posto de abastecimento, talvez km 45 ±, e castelo à vista. As descidas e subidas agora já não eram tão fortes. Agora e já de algum tempo a esta parte, o que incomodava era mesmo o calor e os quilómetros nas pernas, já pesavam e muito.
Chegados ao castelo, novo e último abastecimento, para iniciarmos a descida para Sesimbra, num trilho nas imediações do castelo, que nos trazia ao centro de Sesimbra, no cruzamento que indo para a direita vínhamos para a Marina/Porto de Abrigo, e virando para a esquerda, que era a direcção que tínhamos que tomar, vínhamos em direcção à meta, já na estrada de alcatrão da Vila de Sesimbra, sempre junto à praia. E, prova concluída!! Quer para os atletas dos 50 km quer para os atletas dos 20 km.
De salientar a excelente prova e classificação, realizada pela Associada Maria Gabriel Ribeiro, mais conhecida por Gabi, no Ultra-Trail, que se classificou como 1.ª atleta feminina, obviamente ganhando o escalão, e como 19.ª da geral individual, com tempo total de 6h24m20s, seguida de Eduardo Ferreira com 6h45m50s, Fernando Alcides com 6h51m40s, Hugo Luz com 7h45m19s e Jorge Lanzinha com 7h45m23s. Isto no que toca ao Ultra-Trail.
No que diz respeito ao Mini-Trail, os tempos foram os seguintes:
. Paulo Jorge Caetano - 2h23m52s;
. José António Ferreira – 2h4036s;
. Arnaldo Pinteus - 3h06m32s;
. Óscar Marques - 3h09m18s;
. Vanda Rosa - 4h30m18s;
. Ana Luísa - 4h30m18s;
. Vitor Correia - 4h30m18s.
Este tipo de provas tem como atractivo, não só a actividade física bem perto da natureza, e neste caso particular pelas belas paisagens, que vão decorrendo ao longo do percurso. Vale a pena e a deslocação!!
AnaBorges ArnaldoPinteus
EduardoFerreira FernandoRodrigues
HugoLuz JorgeCalmeiro
MGabrielRibeiro OscarMarques
PauloCaetano VandaRosa
VitorCorreia
Mais fotos em:
Fotos Trail Sesimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário