segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alpino Madrileno - 2010

Teve lugar a XIV edição da Maratona de Montanha Alpino Madrileno! Disputada na Serra de Guadarrama (Madrid) e considerada uma das competições mais duras do género, os cerca de 42klms do percurso têm um desnível acumulado de 5300mts sendo 75% do mesmo percorrido acima dos 2000mts!
Com cerca de 70% do percurso em zona técnica, temperaturas de 0º, nevoeiro, vento, pedras e 3 cumes para alcançar; Bola del Mundo (2262mts), Pico Penalara (2430mts) e Cabeza Menor (2376mts), pode dizer-se que a tarefa não foi fácil!
A partida foi dada junto ao Polideportivo de Cercedilla ás 8:00 em direcção a Puerto de Navacerrada, subida de cerca 9 kms para 800 mts de desnível, percurso agradável feito no meio do bosque com a transposição de vários riachos. Após o reabastecimento em Puerto de Navacerrada, primeira grande dificuldade, subida ate á Bola del Mondo pelo caminho do teleférico, como comparação e para quem conhece o corta fogo da corrida do monge é cerca de 1 km assim ate as antenas da Bola del Mondo, o tempo aqui estava agreste, vento gélido, nevoeiro e as temperaturas deveriam rondar os zero graus.
clip_image001
Passadas as antenas descida ate Puerto de Cotos, muito técnica com muita pedra solta e alguma vegetação rasteira.Depois do reabastecimento em Puerto de Cotos, subida para Peñalara por um caminho de montanha, subida dura mas nada comparável com o que se seguiria mais a frente.Depois de se picar o ponto em Penalara (tocar no marco geodésico) descida técnica pelo lado oposto ao da subida ate Puerto de Cotos.
clip_image002
Após o reabastecimento e um troço de cerca de 500 mts de alcatrão saímos da estrada e apanhamos um percurso florestal (creio que o mais fácil da prova) ate um pequeno ribeiro, a partir daqui (km 27) foi um "empeno" do outro mundo, subida ate Cabezes de Hierro por um trilho que era basicamente feito em escalada, muita pedra, muito desnível e muita gente sentada a recuperar. Devo ter demorado quase uma hora para fazer cerca de 1 km.
clip_image003
Depois de transposto este obstáculo, pequena descida retemperadora e nova subida agora para Cabeza Menor, comparado com o que tínhamos acabado de fazer, foi muito fácil.
Chegados ao cimo, avistamos as antenas de Bola del Mondo, o próximo destino. Percurso técnico mas não muito exigente e claro a subir.
clip_image004
Cegados à Bola del Mondo descida pelo caminho do teleférico até Puerto de Navacerrada, penúltimo reabastecimento e finalmente o caminho até á meta, igual ao inicial, i.e. descida técnica por trilhos de floresta com algumas pedras, raízes e ribeiros pelo caminho.
Em resumo, prova muito exigente (este ano tivemos ajuda do tempo que esteve fresco) com subidas duras e descidas muito técnicas, mas nada de que não estivéssemos avisados. Nada a apontar à organização, abastecimentos em bom numero, com muita e variada comida. O único senão, o duche foi de agua gelada mas que ate acabou por ser bom para por os músculos em "forma".
E no final o importante foi: "Ha sido duro, pero habéis SOBREVIVIDO"!
O Nosso grupo:
clip_image005
Os resultados:
PEDRO SILVA                  5:34:23
FERNANDO RODRIGUES   6:26:00
VITOR GOMES                6:56:38
OSCAR MARQUES           9:04:00
CÉU MOVILHA                Ficou-se pelos 30kms (fez a parte mais difícil)
Para verem mais fotos:
Fotos1
Fotos2

Sem comentários:

Enviar um comentário