domingo, 1 de junho de 2014

Half-Ironman – Cidade de Ayamonte 22 de Março de 2014

clip_image002
Mais uma prova superada, vou contar de uma forma resumida as peripécias da mesma, mas antes queria agradecer ao Jorge Lanzinha a companhia no fim de semana e a todos que me deram dicas ao longo destas semanas (sobretudo na natação).
Treino:
Comecei o treino de natação em Janeiro, sendo claramente o meu segmento mais fraco.
Neste período, nadei em média 2.500m por semana.
Relativamente a corrida e ciclismo treinei com a regularidade do costume, tentei fazer um treino de ciclismo por semana, por vezes fazia uma aula de spin. Para o segmento de corrida treinei o habitual, já que tinha/tenho como objetivos do ano, as provas de trail (TransCanaria 125Km, Marão 120Km, Gredos 120Km e Cavalos do Vento 100Km)
Véspera da Prova:
Na sexta-feira antes da prova, dormi no máximo 3 horas, já cheguei tarde a Ayamonte para levantar o dorsal e o saco de triatleta, por outro lado estava com insónias, estava preocupado com os 3 segmentos:
- Natação, por ser natação….
- Ciclismo, estava com receio de ter problemas mecânicos.
- Corrida, porque devido a falta de treino no segmento de ciclismo podia sofrer na corrida.
Dia da Prova:
4:00 de Portugal - Alvorada
6:00 de Espanha - tive que deixar o material da prova no parque de transição em Ayamonte, a prova começava às 8:00
Preparativos de material:
- A bicicleta tem que ficar pendurada, deixei o capacete e dorsal no guiador, os sapatos, luvas e meias junto da mesma, abri as barras para comer no segmento de ciclismo
- Preparei os ténis de corrida colocando géis dentro dos mesmos
- Visto o fato de natação
clip_image004clip_image006
7:15 Briefing, entretanto começa a chover,
7:30 Embarque nos barcos para irmos para o local da partida
8:00 Segmento Natação
O rio parecia uma piscina, água muito calma mas fria (14 graus).
clip_image008clip_image010
clip_image012clip_image014
Gostei, apesar de ter tido problemas com os óculos  estava sempre a entrar água, os primeiros metros era a favor da corrente, os últimos contra, nesta fase tive caibras!!! Nem queria acreditar, mas lá cheguei com cerca de 44 minutos.
Transição natação - ciclismo
Faço a transição a um ritmo lento, até sentei-me, com medo das caibras que tinha tido na água, alimento-me logo com dois géis, decido vestir o jersey por cima do fato do clube, opção acertada.
Segmento Ciclismo
clip_image016
Percurso chato com sobe e desce constante, a primeira metade com vento contra, fiz média de 25km/h,  senti os gémeos bloqueados das caibras
Sensivelmente ao km 25 “levo” com um cartão amarelo, fiquei completamente desorientado, e agora se levar outro,  vou para rua?!  Recebi um cartão porque numa subida demorei cerca de 30s na roda de um atleta antes de o passar.
A partir daqui mudava de faixa bastante cedo J
clip_image018
2ªmetade do segmento era o mesmo percurso só que no sentido inverso, vento a favor, fiz média de 40km/h, a motivação subiu a medida que ia passando outros atletas.
Chego ao fim, sou “agarrado” para ir para a box 5m J de penalização, começo a tirar o capacete, não posso, começo a esticar-me não posso, sou ameaçado de vermelho JJ
Tempo no segmento de ciclismo aproximadamente de 2h35m.



Transição ciclismo - corrida
Passam os 5m entro no parque de transição, sento-me e troco de sapatos, tiro o jersey do clube, tiro os géis dos ténis e parto,   esqueci-me do chapéu.
Segmento Corrida
clip_image020
Primeiros kms começo a 4:40, 4:50,  começo a sentir uma impressão no pé esquerdo, paro e puxo a meia…. Ando mais um km, que raios o que se passa! tiro os ténis, tinha ainda um gel no sapato J
clip_image022clip_image024
Até ao km  12  fui sempre a passar atletas,  no retorno começo a sentir o vento contra, começo acusar o desgaste, vento contra e calor, encontro o Lanzinha a correr na minha direção.
Km 15 – 1h15m, a partir daqui foi sofrer até ao fim, a média de 5:45 o km
Quando corto a meta tenho os gémeos desfeitos, vou para um lugar com sombra
para esticar as pernas, ao mesmo tempo bebo duas cervejas J
Moral da história: Não há impossíveis! É preciso acreditar e treinar para cumprir com os objetivos propostos.
clip_image026clip_image028
clip_image030clip_image032

Sem comentários:

Enviar um comentário