quarta-feira, 27 de junho de 2012

CLUBE MILLENNIUM BCP PRESENTE NO MADEIRA ISLAND ULTRA TRAIL - 2012


clip_image002

O Clube Millennium bcp esteve presente no Madeira Island Ultra Trail (MIUT2012), um evento que teve a participação de 303 atletas de 16 países.
clip_image004clip_image006clip_image008

O Clube fez-se representar por 4 atletas: Eduardo Ferreira e Manuel Pereira na prova de 102km e Óscar Marques e Arlindo Bernardes na de 25Km.
clip_image010

Nesta 4ª edição da prova, o percurso do Ultra Trail começou no Machico e terminou no Porto Moniz, atravessando a ilha da Madeira no sentido sudeste-noroeste, com cerca de 102 km e 6090 metros de desnível positivo, com passagem pelos picos do Areeiro e Ruivo (1861 m).

Os primeiros 25 km foram quase sempre a subir, desde o nível do mar, no Machico, até à zona do Poiso, com passagens pela Levada do Caniçal, Boca do Risco, Funduras, Portela, Lamaceiros e Pico do Suna. A ligação entre a Boca do Risco e as Funduras era bastante técnica, eu próprio tive uma queda nesta zona devido ao piso escorregadio.
clip_image014clip_image012

Das Funduras à Portela, o percurso era um misto de estradão de terra/single-track propício a bons andamentos. Da Portela ao Poiso, a parte mais técnica foi ao longo do Lombo Comprido, desde o Pico do Suna até à zona dos Terreiros, um trilho com alguma pedra e terra batida.

clip_image016clip_image018clip_image020clip_image022
Do Poiso ao Pico do Areeiro foram cerca de 15 km, começou com uma descida até à Levada do Furado, que nos levou depois até ao Ribeiro Frio, percurso de terra batida com declives acentuados. A partir desta localidade iniciou-se a subida até ao maciço Central da Ilha da Madeira Pico do Areeiro (1818 mts), com passagem pela casa do Areeiro.
A partir daqui iniciou-se um percurso com vistas deslumbrantes e precipícios de ambos os lados !!!.
Foram cerca de 17 km, até à Encumeada, percorrendo os trilhos mais elevados da ilha, de pura adrenalina, nomeadamente o maciço central Areeiro – Torres - Ruivo (1861 m) – Encumeada.


Na Encumeada, já com mais de metade do percurso realizado e com o calor a apertar, iniciou-se uma longa descida para São Vicente (Vargem) para voltarmos a subir até Estanquinhos, com passagem pela Levada da Fajã do Rodrigues, Paredão, Levada Velha do Caramujo, Vereda do Caramujo e caminho das Ginjas. Neste percurso tivemos subidas com inclinações de 40% por km.
clip_image026clip_image024
clip_image030clip_image028

Dos Estanquinhos ao Fanal, foram 13 km de um percurso que tem tanto de beleza como de dureza! Começa num planalto onde se conseguia ter um ritmo bastante bom, para se continuar numa descida para Chão da Ribeira, através da Vereda da Terra Chã, que foi uma verdadeira dor de cabeça, com piso escorregadio e pedra dissimulada sob a folhagem das árvores. Demorei cerca de 1 hora para descer 2km.
A seguir iniciamos a ultima subida até ao Fanal através da vereda da Cavaca. Esta parte do percurso, um constante “sobe e desce” na costa norte, mostrou-nos em força toda a grandeza da floresta Laurissilva*, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
clip_image032clip_image034

A partir daqui era a descer até a meta, 15km, passando pela levada dos Cedros, Curral Falso, Eira da Achada, continuando em direção à pitoresca vila da Ribeira da Janela, por entre ruelas, becos e veredas antigas. Chegados à foz da ribeira, fizemos os últimos km pela estrada regional, onde pudemos apreciar o pôr-do-sol sobre o mar, já como ponto de mira o Porto Moniz.
clip_image036clip_image038

Por fim, o menos importante acaba por ser as classificações, mas que traduzem bem a dureza da prova. Na prova principal, que teve à partida 91 atletas, chegaram ao fim 66, ficando Eduardo Ferreira em 40º, com 21h26m17s e Manuel Pereira em 64º, com 25h43m4s. Na prova de 25 km, com 90 atletas à partida, concluíram a prova 87, com Óscar Marques em 63º, em 4h25m12s, e Arlindo Bernarda em 76º e o tempo de 5h02m42s.

Sem comentários:

Enviar um comentário