segunda-feira, 21 de maio de 2012

Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela 104 km (que acabaram por ser cerca de 115 km) - 2012

É, com certeza absoluta, uma das provas mais duras realizadas em Portugal. Não só pela altimetria, mas também pela distância e dificuldades do terreno.
O Clube MBCP fez-se representar por 6 Atletas, todos eles inscritos para a prova “rainha”, ou seja o Ultra-Trail, pois também havia o Trail (50 km) e o mini-Trail (20 km).
Mas vamos ao relato da prova.
Saída de Lisboa no carro do Hugo Luz, onde eu (Jorge Lanzinha) também me incluía, por volta das 17.45h.. E, lá fomos em direcção a Manteigas, no “coração” da Serra da Estrela, onde chegámos por voltas 20.30h. Os restantes Atletas, Miguel Cruz, Fernando Alcides, Eduardo Rodrigues, Francisco Reis e mais um atleta que tinha pedido boleia de seu nome Tiago Dionísio, saíram de Lisboa por volta das 20.30h.
Passagem pelo pavilhão Municipal onde ficaríamos a pernoitar para marcar lugar e tentar apanhar colchões de ginásio para não ficarmos a dormir com as costas tão perto do chãoJ. Infelizmente para os outros 4 atletas, quando chegámos só havia 2 colchões…
Deixámos o lugar marcado no pavilhão e fomos tratar do jantar. Ora como Covilhanense que sou e conhecedor da região, digo eu, e como no ano passado tinha jantado e bem no restaurante que nos tinham aconselhado, lá fomos procurar uma das iguarias da região. Feijocas!!. O Hugo ficou-se pela Chanfana.
Jantar finalizado, fomos em direcção ao secretariado, para ouvirmos o briefing da prova e levantar dorsais.
No briefing, o organizador, falou na extrema dureza da prova em alguns sítios do percurso e naquilo que podia vir a ser um grande contratempo. As condições climatéricas que estavam previstas para a noite que antecedia a prova e no dia da prova. E, as previsões não podiam estar mais certas. Durante a noite de 6.ª-feira para sábado, caíram 2 ou 3 “cargas” de água, que parecia que o tecto do pavilhão ia cair, passo o exagero.
clip_image002clip_image004

clip_image006clip_image008

Quando me levantei por volta das 6h., vim espreitar a rua, continuava chovendo intensamente. A vontade de sair era nula, mas conhecendo o organizador, sabia que este nunca iria anular a prova, a não ser que a GNR de Montanha, o obrigasse a isso.
Depois de tomado o peq. almoço e vestir a roupa adequada às condições climatéricas que estavam na rua, fomos para a zona de partida. Esta não distava muito do pavilhão. Feito o controlo “zero”, estamos prontos para a partida.
clip_image009clip_image010clip_image012


clip_image013
A partida foi dada às 7h.. Saída dentro de Manteigas para rapidamente entrarmos num trilho onde já tínhamos que vencer uma certa inclinação. Aqui, mais ou menos, já tínhamos definido como é que iria ser feito o Ultra-Trail, no que a parcerias, se assim lhe pudermos chamar, diz respeito.
O Francisco Reis assumia as despesas sozinho. Eu, o Hugo Luz e o Tiago Dionísio, encetávamos uma parceria que nos havia de levar quase desde o início ao fim da prova. O Fernando Alcides, o Eduardo Rodrigues e o Miguel Cruz, encetavam outra parceria, que não iria até ao fim. Mais adiante será explicado o porquê.
Vencida a subida, entramos numa zona de estradões em que a progressão é rápida. Rapidamente chegamos ao rio Mondego, e vamos com “ele” durante uns bons quilómetros, chegando mesmo a atravessá-lo de uma margem para outra, através de uma ponte de madeira.
clip_image014
Ao atravessarmos o rio Mondego, iniciamos uma subida ingreme que nos irá levar a trilhos com alguma dificuldade em termos técnicos. São trilhos com muita rocha, pedra solta e raízes de árvores. Todo o trilho requer atenção redobrada.
clip_image015clip_image016

Mais uns poucos quilómetros em estradão e chegamos à estação meteorológica das Penhas Douradas, onde também se encontram instaladas uma série de antenas de comunicações.
clip_image017
De seguida iniciamos uma descida que nos irá levar ao 1.º posto de abastecimento. Neste abastecimento estamos com cerca de 16,5 km e 2h.15m de prova. Continuamos a descer em direcção ao rio Zêzere, onde o iremos acompanhar em quase todo o vale glaciar, num trilho que nos irá levar à Nave de Sto. António.
clip_image018clip_image019

clip_image020clip_image021

Chegada à Nave de Sto. António, aqui recordo-me de acampamentos efectuados com amigos durante a minha adolescência. Era um sítio de eleição, para onde íamos passar uma semana, ou mais, durante o verão. É um local magnifico com uma espécie de relvado, que segundo o que é dito, só existe na Serra da Estrela e numa outra Serra na Suiça. Na altura em que fazia os acampamentos, existiam muitas casas clandestinas. Neste momento só existe a capela, tudo o mais foi deitado abaixo.
clip_image022clip_image023

Saída da Nave de Sto. António, em direcção ao Centro de Limpeza de Neve, para entrarmos no alcatrão e fazer cerca de 2 km nesse mesmo alcatrão até entrar num trilho de seu nome “Caminho do Major” que nos irá levar à Torre. Este caminho tem como “pano de fundo” todo o vale e a estrada que vai para Unhais da Serra, bem como a barragem do “padre Alfredo”. Benemérito que resolveu mandar construir esta e mais outras duas barragens a seguir a esta. As barragens abastecem Unhais da Serra. Paisagem fabulosa!
clip_image024clip_image025

clip_image026clip_image027clip_image028


Este trilho (caminho do Major), que vai em direcção à Torre, irá primeiramente passar pela zona da “Santa”. É uma imagem de uma Santa, Senhora da Boa Estrela, padroeira dos pastores, que foi esculpida nas rochas de granito em baixo relevo e fica no chamado Covão do Boi.
clip_image029
Estamos a cerca de 3 km da Torre, para onde somos levados pela estrada de alcatrão. E foi pelo alcatrão porque o trilho que devíamos fazer que nos levaria à Torre, estava cheio de neve e a GNR de Montanha não autorizou a passagem por este trilho.
Chegados à Torre, estamos com cerca de 36 km (mais 6 do inicialmente previsto, fruto de ajustes que tiveram que ser efectuados por causa da neve) e com cerca de 6h.15m. de prova. 2.º abastecimento. Neste abastecimento à comida sólida (uma canja quente) e líquida. É tempo de retemperar forças. Mas não se pode estar muito tempo parado. A temperatura está a baixar e nota-se o frio. Pelo que, rapidamente abastece-mos e saímos.
clip_image030clip_image031

Começamos a fazer a descida que nos irá levar de novo à Nave de Sto. António. Na descida cruzamo-nos com o Fernando Alcides e o Eduardo Rodrigues. Perguntamos se está tudo bem, ao que eles respondem afirmativamente e informam que o Miguel Cruz vem um pouco mais atrás. O que é confirmado por nós. O Miguel Cruz, vinha num andamento mais calmo, mas vinha bem.
clip_image032clip_image033

A descida devia ter sido toda ela feita pelo alcatrão até novamente à zona do Centro de Limpeza de Neve, mas eu, e o Hugo Luz e o Tiago Dionísio, chegamos a uma zona onde vimos fitas a balizarem o caminho que nos trazia por dentro da Nave de Sto. António, e lá metemos por este caminho. A progressão é mais lenta, devido ao terreno, mas também fizemos menos 1 km, pois foi encurtar terrenos até ao Centro de Limpeza de Neve.
Aqui somos levados para o lado esquerdo, por forma a virmos para Manteigas, mas agora por cima e do lado direito do Vale de Manteigas. Iniciamos a descida que nos irá levar até Manteigas. Estamos com cerca de 44 km e com 7h.23m de prova. Já deu para perceber, que a estimativa que tínhamos para fazer a prova em cerca de 17h, já não vai ser conseguida.
A zona por onde andamos não é muito técnica, mas é de progressão lenta, pois existe muita rocha e muitos arbustos (Zimbro) queimados, mas cujas raízes perduram e dificultam a progressão. Nesta zona, tenho que reconhecer, ia já um bocado cansado, e com uma dor na zona acima da virilha, mais propriamente na “dobradiça” que une a perna com a anca. Mas fui gerindo, o Hugo Luz à frente com o Tiago Dionísio a impor ritmo e eu no encalço.
clip_image034clip_image035

clip_image036clip_image037

Já se avista Manteigas, mas para lá chegarmos, ainda temos que fazer um trilho, todo ele a descer, tipo calçada romana, cheio de pedra e rocha. A “massacrar” o músculo. O Tiago Dionísio, aqui, foi-se embora e chegou ao 3.º abastecimento uns quantos minutos à nossa frente.
clip_image038
Chegamos a Manteigas e ao 3.º abastecimento, com 56 km e 9h.10m e prova. Havia uma sopa quente de legumes, estava 5*. Mais água, coca-cola, café, chá, comida variada. Troco de camisola de 1.ª camada, visto um novo jersey do clube, troco de meias, abasteço a mochila com água, gels e barras, para aliviar a dor, tomo um Brufen 600 e digo ao Hugo Luz que estou pronto para sair. Entretanto tinha entrado neste abastecimento o Fernando Alcides e o Eduardo Rodrigues. Estavam bem sem problemas e bem dispostos. Como já estávamos prontos para sair e eles tinham acabado de entrar, arrancámos.
Aqui terminava a prova dos Trilhos (50 km).
Fomos ovacionados à saída, pois as pessoas que estavam presentes e o organizador, acharam que eramos uns “heróis” por encetarmos aquela hora a 2ª. parte do percurso. Aqui ficaram cerca de 20 atletas que já não quiseram fazer a 2.ª parte da prova.
Saída novamente de Manteigas pelo mesmo trilho, até fletir para a direita, para fazermos a 2.ª parte da prova. Esta 2.ª parte, iria ser no sentido contrário, ao que fizemos o ano passado na 1.ª parte. Começamos a fazer uma subida algo ingreme e penosa, quase toda em estradão. Vamos acompanhados com chuva, não muita. Esta volta irá nos levar ao Ski Parque, mas ainda temos um abastecimento liquido pelo meio (4.º abastecimento, só líquidos). Este acontece cerca dos 78 km e 12h.25m de prova. Nesta fase, houve um atleta que já não ia bem fisicamente e juntou-se a nós. Por outro lado o Hugo Luz vinha com alguns problemas de estômago e tínhamos que vir as gerir estas 2 situações.
clip_image039
Continuamos a descida em direcção ao Ski Parque. A dado momento, aparece o Fernando Alcides, e as notícias não eram nada boas. O Eduardo Rodrigues estava com problemas ao nível da planta dos pés e tinha ficado no abastecimento a tentar recuperar e à espera do Miguel Cruz, para ver se conseguia vir com ele. Só quando chegamos no final da prova é que soubemos que o Eduardo tinha desistido, pois não conseguia sequer andar.
clip_image040
A “equipe” agora era constituída por 5 atletas. E, lá fomos andando gerindo a situações atrás descritas. Entretanto começa a cair a noite. Não conseguimos chegar ao Ski Parque de dia. 5.º abastecimento. Estamos com cerca de 92 km e 14.45mde prova, mesmo junto ao Ski parque. Abastecimento novamente com sopa, cai bem e está novamente 5*, ou então aquela hora já tudo está bomJ…. O Hugo já não consegue comer bem. Bebeu um chá com bastante açúcar e comeu uma sopa. Os restantes, comemos, bebemos, tiramos umas pedras de dentro dos sapatos, abastecemos e saída em direcção ao “Poço do Inferno”. Mas para lá chegarmos ainda tínhamos que vencer uma subida que começava nos 581m (Ski Parque) e nos levaria até aos 1.179m. Isto já com mais de 90 km nas pernas !!
A subida é feita a um ritmo lento, mas sempre com os 5 atletas a incentivarem-se, outra coisa não era de esperar. Já não há fotografias. Ou, por outra ainda há, mas à Lua. Esta estava no dia em que se podia ver melhor e o Fernando Alcides, sacou a fotografia seguinte. Pena na altura estar um tanto ou quanto nublado.
clip_image041
Chegamos ao trilho do “Poço do Inferno” (o “Poço do Inferno” é uma cascata de quase 10 m de altura e é formada pela ribeira de Leandres) com cerca de 102 km e 17h.45m de prova, e, como o nome indica, foi mesmo um inferno !!, para fazermos aquele km (não sei se chega a ter esta distância). É um trilho praticamente todo ele feito em rocha granítica, com precipícios vários, a requerer toda a atenção e cuidado. Aqui e apesar de debilitado, quem fez o percurso à frente foi o Hugo. “Abrindo” caminho para o resto da rapaziada. O relógio GPS que levava tinha parado por falta de pilha, no início deste trilho. Mas quando chegamos ao 6.º e último abastecimento, devíamos estar com cerca de 103,5 km e quase 19h de prova.
No último abastecimento, não havia sopa, mas havia bebidas e comidas várias, entre elas uma “Bôla” de carne e outra de atum. Compostos, o Hugo já pouco conseguia comer, lá partimos para os últimos 11 km, que nos trariam de regresso a Manteigas. Com excepção de um trilho a descer num misto de terra e pedras, a grande maioria foi feita em estradão. Com os quilómetros a passar íamo-nos aproximando de Manteigas, era visível pela iluminação nocturna. Chegámos às 3h.26m da manhã, com 20h.26m de prova e cerca de 115 km.
Parabéns a todos os que acabaram. Foi uma prova com uma dureza acima da média. As condições climatéricas ajudaram ao sucesso da chegada.
Ao Eduardo Rodrigues, uma palavra de apreço e de valentia. Não é fácil tomar a decisão de desistir, muito menos a faltarem cerca de 28 km para finalizar a prova. Continua a treinar, para o ano há mais !!
Ao Miguel Cruz pela sua tenacidade e “teimosia”, pois terminou a prova em 23h.20m!!
A nota menos positiva no que à organização diz respeito, é o facto de ter posto parte dos atletas a fazer o “Poço do Inferno” de noite, quando poderia e deveria de o fazer durante o dia.
As classificações dos atletas do Clube Millenniumbcp foram as seguintes:
27. Francisco Reis – 18h.24m.29s.;
43. Jorge Lanzinha – 20h.26m.56s.;
44. Hugo Luz - 20h.26m.57s.;
45. Fernando Alcides - 20h.26m.58s.;
51. Miguel Cruz – 23h.20m.37s.
clip_image043

Sem comentários:

Enviar um comentário