quarta-feira, 2 de março de 2011

1.º Trilho dos Abutres - 2011


TrilhosdosAbutres2011-084
Decorreu no fim-de-semana de 22 e 23 de Janeiro, mais uma corrida de montanha denominada "1.º Trilho dos Abutres", com percurso desenhado nos belos trilhos da deslumbrante Serra da Lousã. De forma sintetizada vou transmitir-vos alguns momentos vividos por um representativo e significativo grupo do Clube Millennium bcp, uma realidade já poderosa e marcante considerando aquilo que é a sua representação nestes eventos, aspecto sempre reconhecido e invocado localmente pelos organizadores e participantes.
Passando ao evento em si, teve o seu início na bela vila da serra, Miranda do Corvo, num dia marcante na área (22 de Janeiro), onde decorriam as festas da "Chanfana", prato gastronómico muito apreciado, acontecimentos normalmente aproveitados pelas organizações para levaram forasteiros aos seus municípios.
TrilhosdosAbutres2011-054  TrilhosdosAbutres2011-061TrilhosdosAbutres2011-051
Dia frio mas bonito, com condições ideais para a prática da modalidade. A concentração dos cerca de 200 participantes aconteceu no jardim da vila, junto ao edifício da Câmara Municipal, local escolhido pela organização para partida e chegada da competição, momentos esses, acompanhados por um grupo tradicional musical formado por percursores de bombos e gaitas de foles. Interessante, transmitiu um estado zen ao momento com um colorido de fundo.
Na partida, no frenesim do conjunto, logo "dois" grupos se identificam e destacam, ambos importantes, reforçados de estados de espírito positivos, os "competidores", aqueles que levam objectivos definidos de classificação, e os "outros", também com objectivos, mas noutra vertente, os que vão desfrutar o prazer e deslumbramento da Natureza, respeitando-a, tirando dela aquilo que ela com a sua imensidão e grandeza oferece, a pureza do oxigénio, o poder da floresta, a sua vida animal. Para ambos, tudo isto acontece num sobe e desce de Terra recortada por ricas e viçosas linhas de água cristalina, felizmente. Em separado, porque também em separado partem, outro grupo, não menos importante, marca presença de peso, os "caminheiros", estes verdadeiros amantes da Natureza, essencialmente constituído por familiares dos participantes da vertente competitiva. Tratando-se de um evento com as características descritas, seguramente que a todos proporciona às suas "mentes", saírem mais ricas e fortes, levando naturalmente cada um a sentir, a responsabilidade de actos e atitudes futuras, de defesa e protecção dessa maravilha que é a Natureza. Bem hajam estas organizações, que, in loco, permitem a quem está e a quem vive, poder descer à Terra e perceber quanto pequeno se é, mas em contrapartida, quanta importância tem nessa existência.
Na competição, o Clube Millennium bcp esteve muito bem, com muitos representantes e muita qualidade, a saberem terminar a prova 14 atletas. Venceram um percurso que se inicia pelas ruas da vila, com um 1.º obstáculo logo a vencer, umas escadas com subida a um miradouro sobranceiro à vila, que só um de cada vez passava. Logo aí permitiu forte convívio entre participantes. Ultrapassado este "muro", logo se começou a convergir para a serra e seus trilhos, trilhos estreitos, uns à beira de linhas de água, muita água, outros em subida em zig zag, não permitindo ultrapassagens, grau de dificuldade não muito forte mas elevado. Pelo meio uns bons estradões, possibilitaram aliviar as pernas e permitir andamentos, mais rápidos.
A destacar, a passagem por uma pequena barragem escondida em plena montanha e um parque de merendas também de montanha. Subida dura até às antenas, ponto mais alto do percurso - disse-se estarem -2 de temperatura. Vencido mais este "muro", foram cerca de 10 km a baixar até à meta, se até ali o percurso tinha sido de registo, restáva-nos e esperáva-nos a parte mais bonita, trilho estreito em descida em z na sua maior parte em túnel com vegetação fechada, a bater numa linha de água, esta de maior caudal, nisto tudo, com passagem por uma aldeia de xisto, Gondramaz. A partir daqui o desejo de todos era terminar.
TrilhosdosAbutres2011-124  De realçar as excelentes prestações de todos os atletas do Clube, com destaque para o Pedro Silva, com o seu 11.º lugar da geral, muito bom, considerando o nível dos competidores presentes com objectivos classificativos. Diga-se que não nos admirou, sendo que já nos habituou a tão boas prestações nestas competições.
Noutro capitulo, mas também excelente considerando o nível atingido, o convívio entre todos, as histórias, as peripécias, o que se disse, saudável quanto baste. Observando de lado, dá para constatar termos no grupo verdadeiros trepa montanhas, gente forte, mentalmente e fisicamente. Concluída esta, sei que outra já está em marcha! Tal não é a vontade de se voltar novamente a sentir as emoções e sensações vividas, o bichinho não deixa ninguém adormecer!!
Como nota final, a organização esteve bem, não complicou, foi simples resolvendo o que havia para resolver sem que por isso se tenha dado. No final, foi solidária com quem ia terminando com animação, criando um ambiente de proximidade e bom convívio entre todos. Votos de boas recuperações e bons treinos. Treinem mas treinem bem. Até breve por esses montes e vales.
Fotos Trilhos dos Abutres

Sem comentários:

Enviar um comentário