Foi no passado dia de 2 de Outubro de 2010, que se realizou o primeiro Ultra Trail AM 2010 em Barcelos.
Prova Organizada pelos Amigos da Montanha (www.amigosdamontanha.com) da secção de Corrida de Montanha, que tem como expoente máximo da sua organização, o Atleta Carlos Sá, vencedor do último Ultra-Trail dos Pirinéus na distância de 160km. Mas vamos à prova.
Esta era constituída por 3 provas. Uma caminhada, um Mini-Trail na distância de 17 km e o Ultra Trail na distância de 55 Km com 3.000m de desnível acumulado.
A equipe do Clube Millenniumbcp foi representado nas 3 provas. Se bem que a caminhada não tinha um cariz de competição. À partida para o Mini-Trail de Ultra-Trail , estavam 10 Atletas do Clube Millenniumbcp, 4 Atletas para o Mini-Trail e 6 Atletas para o Ultra-Trail respectivamente.
A prova era conjunta até sensivelmente o km 8, separando-se depois o Mini-Trail do Ultra-Trail.
O Ultra-Trail decorreu nos três montes emblemáticos do concelho de Barcelos, S. Mamede, S. Gonçalo e Facho, por entre trilhos de grande beleza natural. Subidas e descidas de grande cariz técnico e de dureza média. A cereja no topo do bolo, foi a passagem do Rio Cávado em Kayak. A organização queria brindar os participantes com a passagem a pé, mas a abertura de comportas de uma barragem a montante, acabou por aumentar em muito o caudal do rio, obrigando os Atletas a fazer este percurso, como disse atrás de Kayak.
Gostei da prova. Boa organização, pese embora o facto de ao km 4, haver falta de fitas, não por culpa da organização, mas sim por alguns que não gostam deste tipo de desportos e que teimam em baralhar as contas aos Atletas e Organização, o que provocou que houvesse Atletas que andassem perdidos durante uns bons minutos. Foi o caso da nossa Atleta Gaby, que tinha treinado para fazer uma prova e onde eventualmente teria ficado em 2.ª lugar na categoria feminina e que acabou por a atrasar irremediavelmente, não conseguindo recuperar. Pena. Vai ficar concerteza para outra altura, um aspecto menos bom, que a organização terá que melhorar. Em alguns pontos de abastecimento faltou água, que chegou passados uns minutos, é verdade, mas obrigou a que os Atletas estivessem parados à espera para se abastecerem.
A Equipe do Clube Millenniumbcp ficou em 3.ª lugar por equipas. Aqui, podemos dizer que graças à boa prestação do Atleta Pedro Silva que se classificou em 11ºlugar. Parabéns ao Pedro por mais este excelente resultado! O restante Grupo de Atletas do Clube Millenniumbcp, optaram por fazer a prova em conjunto. Este Grupo era formado por 4 Atletas, O Vitor Gomes, o Hugo Luz, o Eduardo Ferreira e eu (Jorge Lanzinha). Quanto a mim e depois de ter tido uma aventura menos boa em Penalara, a expectativa era muito grande e o receio de ficar pelo caminho maior. Até porque, não tinha parado de treinar, mas já não treinava montanha desde Penalara. Aqui veio ao de cima a entre ajuda daquilo que eu considero um grande Grupo que se formou aqui pelo TagusPark e não só. E aos três quero agradecer, o incentivo e força que me foram transmitindo ao longo do percurso e o terem esperado por mim quando o meu andamento já era menos forte. Um grande bem-haja aos três. Ao Amigo Eduardo e um bocadinho mais de bem-haja, pois esperou por mim nos últimos 4 km e levou-me com ele até cortarmos a meta.
De salientar ainda o 2.ª lugar por equipas do Clube Millenniumbcp na prova de Mini-Trail, protagonizado pelos Atletas Maria do Céu (mulher do Pedro Silva), já com algumas provas de Trail realizadas, inclusive já com um Ultra-Trail. Pela Patrícia Gomes (mulher do Vitor Gomes) e aqui é de louvar esta prestação, pois foi a 1.ª prova realizada por esta Atleta neste tipo de terreno. Bem vinda Patrícia. E pelo Paulo Rato, que fez de “cicerone” a estas 2 Atletas.
Para o ano se verá. Mas penso que pelas opiniões que é uma prova a repetir.
Sem comentários:
Enviar um comentário