segunda-feira, 26 de abril de 2010

Maratona Madrid - 2010


 image P1040888  DSC09901
Companheiros,
aqui fica a descrição da Maratona de Madrid que foi o corolário do Projecto M2-Correr a Maratona lançado pelo Rui e no qual tive o privilégio de poder participar. Deixo-vos também algumas fotos e o link para a reportagem fotográfica completa.  (PQ)
O Projecto M2-Correr a Maratona fechou com "pernas de ouro"!
Os resistentes superaram muito o que foi inicialmente proposto e foram batidos seis marcos desportivos :
1) O Óscar Marques fez o baptismo da Maratona há 15 dias em Roterdão com uma marca de 4h16m (Stand-Alone).
2) O Paulo Rato fez o baptismo da Maratona em Madrid terminando ainda dentro do intervalo das 3 horas com 3h59m.
3) O Paulo Rato bateu o seu record pessoal dos 10.000 metros com a marca de 53m16s.
4) O Paulo Rato bateu também o seu record pessoal da meia-Maratona com a marca de 1h49m.
5) O Óscar Marques bateu o seu record pessoal da maratona ao concluir a de Madrid em 4h08m (menos 8 minutos que em Roterdão).
6) O Óscar Marques, com umas boas primaveras de respeito, conseguiu um feito nunca antes conseguido pelo grupo (e que não se recomenda) que foi fazer 2 maratonas em 15 dias e ainda por cima com melhoria bastante significativa no tempo final.
Quanto aos marcos pessoais, se os enunciássemos todos seria demasiado maçador e por isso vamos apresentar apenas alguns.
A viagem foi feita em plena camaradagem e amena cavaqueira com discussão de temas do dia-a-dia da nossa sociedade, também passámos pelo Benfica quase campeão, claro, e fomos trocando os nosso pontos de vista.
Ao chegarmos ao Hostal é que a camaradagem ficou um pouco em causa porque um dos quartos tinha cama de casal, ainda por cima daquelas tamanho small. Por sorte, ainda havia um último quarto com 2 camas separadas e pudemos ir descansados pôr os nosso pontos de vista nas ruas de Madrid apinhadas de gente bonita.
Juntou-se a nós um outro companheiro do MillenniumBCP, o João Cunha que fez 4h16m, para as primeiras cañas e bocadillos de jamon.
Fomos ainda fazer um treino leve ao final do dia de sábado no Parque Del Retiro, local de chegada da maratona. As famílias e os casais eram às centenas num final de tarde bastante agradável e num local que nos absorve por completo pela sua beleza e gradiosidade.
Como gente culta vai a museus, depois do banho lá fomos nós os 5 ao museu...do jamon onde jantámos descansadamente entre brindes e conversas.
Até fomos relativamente cedo deitar e o nervosismo da prova já andava a pairar em algumas cabecinhas.
Domingo acordámos às 7 e pouco da manhã e às 8 já estávamos completamente Tagus Runners equipados e fomos em direcção à partida. O Ramalho estranhava ver poucos Atletas pelo caminho. Mais perto da partida lá estavam os 15.000 Atletas da maratona e mais outros tantos para a prova dos 10Km.
Até aos 27, 28 km o trajecto é bastante favorável e a afición é completamente indescritível. Depois de cortarmos a meta percebemos que muitas foram as vezes em que os nosso olhos se encheram de emoção ao viver momentos em que o público eufórico a puxar pelos Atletas afunilavam a via de passagem que quase dava para sentir o calor da pura alegria deles a incentivar, ora os deles ora todos os outros que faziam parte da prova que faz de nós campeões do dia, como eles gritavam; "hoy son campeones".
A imagem, e foram várias ao longo do percurso, de um Atleta a parar para agradecer aos amigos que festejavam como se este tivesse acabado de ser pai/mãe ou tivesse ganho a sorte grande é algo que não nos pode deixar indiferentes.
A maratona é uma prova muito dura e sofremos um bom bocado porque a parte final é quase toda a subir e o calor intenso também não ajudou, embora desse um brilho especial reflectido nos rostos de quem tirou a manhã para puxar por este loucos que se propuseram a fazer 42.195 metros e é garantido que foi um "momento" das nossas vidas que não vamos esquecer nunca e que vamos sempre lembrar e contar como um história de vida.
Até ao próximo projecto e obrigado pelo vosso empenho e dedicação ao Projecto M2-Correr a Maratona e um obrigado especial a quem, como prometido, se disponibilizou igualmente para ajudar a realizar este projecto e a alcançar esta experiência.
um abraço amigo,
Rui Ramalho   Pedro Quaresma
Fotos Maratona Madrid




















Sem comentários:

Enviar um comentário