domingo, 18 de abril de 2010

Trilhos do Almourol - 2010


Dia 7 de Março realizou-se o 1º Trail de Almourol aproximadamente 40km e 1500m de acumulado de subida! Era a terceira prova no espaço de duas semanas.
Esta prova realizou-se numa zona deslumbrante, iniciou-se na aldeia do Mato, passando pela barragem de Castelo Bode, rio Zêzere, rio Nabão, rio Tejo, Constância, Almourol, Tancos e por fim chegada no Entroncamento.
Começou tudo na Aldeia do Mato, depois de uma pequena viagem de autocarro desde o Entroncamento, fomos até à barragem de Castelo do Bode (primeiro abastecimento), com um cenário fabuloso, já ai tínhamos subido e descido bastante e estávamos com menos de 7 km.
A barragem de Castelo Bode estava a debitar água num cenário único.
Continuamos a descer para o nível do rio Zêzere num descer e subir barrancos, com lama, água e muito arvoredo ai mesmo fiz uma pequena entorse no pé esquerdo, mas lá continuei.
Emocionante foi atravessar o rio Nabão numa ponte improvisada pelo exército, em cima dela andava aos solavancos, derivado aos outros corredores.
Do principio ao fim com um constante subir e descer, por vezes paredes autenticas, descidas algumas de grande inclinação com muitas pedras e pedregulhos, trajecto com grandes valas a rasgar o chão, muitos “lagos” e piscinas, pinhais, eucaliptais com muitos troncos no chão para os contornar, saltar, pular, caminhos com lodo, lama e por vezes um lamaçal assustador por vezes os ténis ficavam “agarrados” que parecia ímanes, foi um constante lutar contar todas as adversidades.
Chegamos ao terceiro abastecimento em Constância mais ou menos com 22km. Seguimos na direcção de Tancos sempre junto ao rio Tejo, passando pelo castelo de Almourol.
O quarto abastecimento foi em Tancos, onde percorremos as suas ruas estreitas, mas muito bonitas. De seguida foi um ziguezague sempre a subir, quando se sobe há as inevitáveis descidas sempre presente as ditas parede até a zona da Vila Nova da Barquinha.
Por fim chegamos ao Parque do Bonito (Entroncamento), onde tínhamos que passar uma ribeira com água pelos joelhos.
Em todo o percurso apanhamos muita água, lama e terreno mole.
No final, mais uma prova épica para um dia mais tarde recordar. Parabéns a organização por este magnifico evento.
Em termos classificativos destaque para o 9ºlugar do atleta Pedro Silva na Geral, o 3º lugar feminino e 1º no seu escalão para Maria Gabriel (Gabi) e o 2ºlugar no seu escalão do nosso atleta Arlindo Dias.

  
TrailAlmourol2010_043 TrailAlmourol2010_0871º Trilhos do Almourol 2431º Trilhos do Almourol 096
Ui, está frio
TrailAlmourol2010_070 TrailAlmourol2010_076
                                                     é melhor  arrastar o rabinho
Percurso visto no google Earth
image
Altimetria
image

Classificação
Mais fotos

1 comentário:

  1. Edu,
    está muito bom. Atenção que o rapaz que vai a arrastar o rabinho pelo chão vai a cortar caminho.

    ResponderEliminar